Grupo Escoteiro Lídia Moschetti – 51/RS

História

 

O Grupo Escoteiro Lidia Moschetti 51/RS (GELMO) teve seu início experimental em 22 de maio de 1984. Em 1º de dezembro do mesmo ano, ocorreram as primeiras promessas escoteiras, marco que consideramos a fundação oficial do grupo e que celebramos como nosso aniversário. O grupo foi oficialmente registrado na União dos Escoteiros do Brasil, Região do Rio Grande do Sul, em 5 de janeiro de 1985.

A ideia de fundação de um Grupo Escoteiro para portadores de deficiência visual, sendo o primeiro do Brasil e segundo no mundo, partiu do professor e colaborador do Instituto Santa Luzia, Joel Souza de Oliveira, que sentia a necessidade desses jovens em ter uma maior integração com a sociedade.

O Grupo Escoteiro contou com o apoio do ISL que cedeu uma parte de seu terreno para o funcionamento inicial do grupo. Ao longo dos anos, graças à colaboração e solidariedade da comunidade Vila Nova, o grupo conseguiu se instalar em uma nova sede. Desde 1991, o GELMO está instalado na Estrada João Solomoni, 1083 (fundos), no bairro Vila Nova, em Porto Alegre/RS.

Inscrito sob o CNPJ 06.942.573/0001-10, o GELMO é uma entidade civil (OSC), de direito privado, sem fins lucrativos, declarada em 14 de janeiro de 2004 pela Prefeitura de Porto Alegre uma instituição de utilidade pública (nos termos da Lei no 2.926, de 12 de julho de 1966), membro do Fórum Regional de Justiça e Segurança (FRJS) Centro – Sul e registrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) sob número 642/2015.

Quem foi Lídia Moschetti

Pelo fato de ser originalmente um grupo para deficientes visuais o nome do grupo veio como uma homenagem a Lidia Moschetti, uma senhora que nunca mediu esforços em beneficio dos deficientes visuais.

Lidia nasceu em 1888 na Itália, com 19 anos mudou-se para o Brasil aonde conheceu Luiz Moschetti  com quem casou-se e foram morar em Porto Alegre, aonde envolveu-se em campanhas beneficentes criou creches, orfanatos e o Instituto Santa Luzia  para deficientes visuais, Academia literária feminina, Banco de olhos de Porto Alegre, Curitiba e São Leopoldo, somando um total de 28 instituições.

Também foi escritora de diversos romances e uma grande poetisa,  e uma vez relatou uma importante frase a imprensa: “Não tenho medo nenhum de morrer. Quando chegar a hora, morro tranquila. O que pude fazer, eu fiz; O que podia dar, eu dei; O que podia distribuir, eu distribui. Passei fome para dar aos pobres, deixo a eles umas coisinhas e morro tranquila, porque não preciso mais me preocupar com nada”. Lidia morreu aos 93 anos devido a uma trombose cerebral.

35 anos de atividades

Em 1 de Dezembro de 2019, comemoramos 35 anos de Gelmo!

Você já deve ter lido a história de fundação do grupo. Bom, desde lá muita coisa mudou: não fazemos mais parte do instituto Santa Luzia, mudamos de lugar e um desafio novo começou, estamos hoje em uma sede na Vila Nova, onde cada tijolo conta uma história. De lobinho a chefia, todos ajudaram e ainda ajudam na construção da nossa casa, sim nossa casa pois somos uma família, família Lídia Moschetti.

Nosso lenço foi construído com o mesmo tecido que enfeitava as mesas do Santa Luzia, e hoje carrega um simbolismo muito maior, quem veste esse lenço, assume o compromisso de ser digno, justo e acima de tudo verdadeiro. Fizemos um lenço comemorativo, para representar todo o peso de 35 anos de esforço e dedicação para construir um mundo melhor.

Na versão azul, com listras brancas e um logo especial de aniversário, estamos vendendo 200 unidades numeradas para angariar fundos para fazer melhorias na nossa sede.

Um obrigado especial a todos que contribuíram para esses 35 anos de atividades serem os melhores possíveis!

Compartilhe <3