Atividade 07 de Março de 2020

Tivemos diversos jogos e brincadeiras na alcateia. Na tropa escoteira, jogo do Kim, treinamento sobre fazer fogueira e alguns jogos. Na tropa sênior, fizeram conselho de tropa, temos oficialmente 3 patrulhas abertas na nossa tropa. O clã está organizando a Gincana solidária do GELMO e, fizeram um convite especial para os sêniors Gustavo e Denis, que entraram em transição a partir deste semestre.

Atividade 03 de Agosto de 2019

Esse ano se comemora 35 anos de Gelmo, mas vocês sabem como tudo começou? A ideia começou lá atrás, no instituto Santa Luzia que na época ajudava portadores de deficiência visual, tudo partiu do professor e colaborador, Joel Souza de Oliveira, que sentia a necessidade desses jovens terem uma maior integração com a sociedade. E então em 22 de maio de 1984 começava experimentalmente o primeiro grupo escoteiro de portadores de deficiência visual do Brasil e o segundo do Mundo e sendo oficialmente registrado na União dos Escoteiros do Brasil, Região do Rio Grande do Sul, em 05 de janeiro de 1985. Desde lá muita coisa mudou, não fazemos mais parte do instituto Santa Luzia, mudamos de lugar e um desafio novo começou, aqui onde estamos hoje, cada tijolo deste lugar conta uma história, de lobinho a chefia, todos ajudaram na construção da nossa casa, sim nossa casa pois somos uma família, família Lídia Moschetti. Nosso lenço foi construído com o mesmo tecido que enfeitava as mesas do Santa Luzia, e hoje carrega um simbolismo muito maior, quem veste esse lenço, assume o compromisso de ser digno, justo e acima de tudo verdadeiro. Esse lenço comemorativo carrega todo o peso de 35 anos de esforço e dedicação para construir um mundo melhor. E para finalizar uma frase da Lídia Moschetti: ”O que pude fazer, eu fiz; O que podia dar, eu dei; O que podia distribuir, eu distribui. Passei fome para dar aos pobres, deixo a eles umas coisinhas e morro tranquila, porque não preciso mais me preocupar com nada.”

Atividade: 08 de Setembro de 2018

 

A Alcatéia recebeu a Alcatéia do grupo Isaac bauler para o II Bivaque da Amizade, reencontrando seus amigos. Teve brincadeiras, estórias da jangal, treinamento de nós, origami e itens da especialidade de culinária. Foi um dia especial.

A tropa escoteira e a tropa sênior fizeram uma atividade de integração no pração (praça que tem ao lado do grupo). Lá fizeram jogos de cooperação, brincadeiras e uma atividade de espiritualidade.

O escoteiro Victor Lemos teve sua passagem para a tropa sênior logo após o desfile do dia 7 de setembro.
O sênior Denis Fraga recebeu seu cordão prata.

Atividade: 25 de Agosto de 2018

A alcateia fez o texto da esquete para o fogo de conselho, conversaram sobre as fantasias. Os lobos Matheus e Júlia apresentaram especialidade de dança folclórica, e o lobo Gabriel apresentou seus origamis, conquistando assim, a sua especialidade.

A tropa escoteira participou do Desafio Escoteiro Christian Poersch, na sede do Grupo Escoteiro Nimuendaju.

A tropa sênior, pela manhã, participou do Encontro da Família do Colégio Santa Teresa, e a tarde, fizeram uma jornada até o Pq. Morro do Osso.
Os sêniores João Vitor e Matheus Guelfi conquistaram seus cordões prata!

Atividade: 18 de Agosto de 2018

A tarde na jangal foi Cheia de atividades. Arthur e Matheus apresentaram suas habilidades no judô. Os lobinhos aplicaram jogos que eles trouxeram para aplicar na alcateia e escreveram a esquete para o nosso fogo de conselho.

A tropa escoteira se preparou para o Desfio escoteiro Cristian Poersch, fizeram o kim do paladar e o kim do olfato, tiveram uma conversa sobre primeiros socorros e instrução de fogo e de semáfora.

A tropa sênior e a diretoria participaram da campanha de vacinação contra poliomelite e sarampo, no Gasômetro, em conjunto com os Rotarys de Porto Alegre.

No domingo, alguns meninos da tropa sênior e da tropa escoteira foram até o gasômetro de bicicleta, a fim de conquistar a especialidade de ciclismo.

Atividade: 11 de Agosto de 2018

A tarde foi proveitosa na jangal. Tivemos uma oficina de origami com os ensinamentos do nosso lobinho Gabriel e sua ajudante Isanadi. Também fizeram brincadeiras com os seniores, onde se divertiram muito.

A tropa escoteira teve reunião com os pais e fizeram algumas atividades para treinar para o desafio Cristian Poersh.

A Tropa Sênior realizou instrução de bandeiras e de fogo, jogos, trabalhamos o grito nacional do ramo sênior, preparamos a nossa apresentação para o fogo de conselho, e aplicamos alguns jogos com a alcateia.

Atividade: 04 de Agosto de 2018

A Alcateia teve uma tarde divertida. Fizeram uma jornada até a praça onde fizeram brincadeiras e ensaio para o fogo de conselho. Na sede fizeram uma roca de conselho onde fizeram propostas de atividades para o próximo ciclo.

A tropa escoteira fez alguns jogos e brincadeiras. A patrulha Águia conquistou o troféu eficiência do 1º semestre.

A tropa sênior realizou jogo quebra gelo, assembléia de tropa para avaliação do primeiro semestre e diagnóstico. Posterior a isso, realizamos jogo da corrida de maca.